Foi e continua sendo uuma obra emblemática do "projeto’ socialista iniciado por Ricardo Coutinho e agora pelo atual prefeito Luciano Agra. O maior mercado público da Paraíba chega aos seus 63 anos nesta segunda-feira, dia19, em meio a uma reforma que vem mudando a cara do estabelecimento ao longo dos últimos anos. Até agora, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) investiu quase R$ 10 milhões em obras de requalificação e reestruturação do Mercado Central para melhorar a vida dos 1.207 comerciantes e centenas de clientes que frequentam o local.
As reformas estão promovendo a recuperação das antigas instalações datadas de 1949 e que nunca haviam sido restauradas. “Estou no mercado há 63 anos e nunca faltei um dia aqui”, garante o comerciante José Antônio da Silva, mais conhecido como ‘Testa de Ferro’ pelos colegas de trabalho. Aos 87 anos, seu Antônio foi um dos primeiros comerciantes a se instalar no Mercado Central, mas ele afirma que prefere continuar atuando no estabelecimento, o Box 32 do Galpão V, do que a aposentadoria. “Eu estou cansado, mas não me peça para ficar em casa”, brinca.
Instalado no Galpão II, o comerciante Inácio Lopes está há 56 anos no Mercado Central e, assim como José Antônio, é um dos mais antigos. “Eu já vi muita coisa acontecer, mas agora é que realmente tudo está mudando para melhor. Apesar de ter minha clientela, ganhei clientes novos aqui porque o ambiente está mais higiênico e mais bonito”, diz ele. O comerciante também ressalta que adquiriu equipamentos novos e de qualidade com financiamento do Empreender-JP.
Pettronio Torres
com Secom/JP